Oficina de Teatro do Ponto Proposta de Cultura reúne gerações e desperta novos talentos em Timon
...um exercício de escuta, expressão, corpo, memória e pertencimento...
Da Redação - Entre os dias 15 e 17 de julho de 2025, o Teatro Cenotécnico Carlos B., na Fundação Cidadania, em Timon-MA, foi tomado pela energia vibrante da arte cênica durante a realização da Oficina de Teatro para Iniciantes, promovida pelo recém-intitulado Ponto Proposta de Cultura, um braço formativo do histórico Grupo Proposta de Teatro — entidade que em 2025 celebra 35 anos de resistência cultural e criação artística a partir de Timon para o Brasil.
Voltada a iniciantes, a oficina ultrapassou barreiras geracionais e profissionais, reunindo adolescenes, jovens e adultos em um mesmo palco de descobertas e trocas. Participaram desde curiosos que nunca haviam pensado em atuar, até pessoas que já vinham de outras linguagens artísticas como música, performance e teatro, além de professores, estudantes alunos matriculados na Fundação Cidadania, instituição que historicamente acolhe as mais diversas manifestações culturais da cidade.
A oficina também serviu como reencontro e celebração. Ex-integrantes do Grupo Proposta voltaram às origens para reviver emoções e fortalecer vínculos, enquanto novos participantes chegaram cheios de expectativa, muitos com o desejo de ingressar definitivamente no universo teatral. E não foram poucos os que, tocados pela experiência, saíram com o firme propósito de trilhar uma trajetória nas artes cênicas.
Ministrada por Roger Ribeiro, diretor artístico do Grupo Proposta de Teatro, a oficina foi mais que um curso técnico: foi um exercício de escuta, expressão, corpo, memória e pertencimento. Ao final, os participantes efetivos receberam certificados de conclusão, carregando na bagagem não apenas um documento, mas a chama acesa da criação artística.
A atividade marca a primeira ação formativa do Ponto Proposta de Cultura, reconhecido como Ponto de Cultura em 2025, e que planeja seguir ofertando oficinas, encontros, laboratórios e vivências em diversas áreas culturais. Essa iniciativa reafirma o compromisso do Grupo Proposta com a democratização do acesso à arte, fortalecendo também a já tradicional parceria com a Fundação Cidadania — um dos primeiros Pontos de Cultura de Timon, sempre atuante na formação gratuita nas áreas culturais e esportivas.
Mais do que uma simples oficina, o encontro revelou o poder transformador do teatro e reafirmou que a cultura, quando acessível e partilhada, é capaz de revelar talentos, unir gerações e transformar vidas.
Em 2025, o Proposta faz 35 anos. E segue — em cena, em ação, em formação.